Colocar espelho na parede ou na madeira é algo que pode ser feito de muitas formas. Os primeiros espelhos já eram instalados com molduras. Espelhos furados, instalados com botões de acabamento, são muito comuns. Há também botões e outras peças para instalar espelhos sem furos.
Além disso, os espelhos também podem ser colados com vários tipos de adesivos. Colar espelhos é uma forma cada vez mais comum de colocar espelhos na parede de banheiros. A fixação ao azulejo é muito boa e não há risco da corrosão de botões e parafusos.
Os espelhos furados são instalados diretamente sobre a parede. Seja alvenaria, parede ou azulejo. Para colocar espelhos na parede com botões, são necessários parafusos e botões de acabamento.
Os botões com rosca interna eram usinados em latão até cerca de dez anos atrás. Hoje são injetados zamac (liga de zinco, alumínio, magnésio e cobre) ou mesmo injetados em plástico ABS.
Eles têm um acabamento liso na face superior, que fica exposta após a instalação. Por baixo, há um furo rosqueado, para fixação.
Para prender o espelho na parede, usa-se um parafuso comum. Fixa-se o espelho com uma arruela com rosca externa. Fixada a peça, o botão é rosqueado na arruela, dando acabamento final.
Há modelos com a rosca externa na cabeça do parafuso, dispensando a arruela.
O formato dos botões pode variar, também. Podem ser em forma de disco, calota ou cônicos.
Semelhante ao botão rosca interna, o botão de pressão também tem uma arruela para fixar o espelho usando um parafuso comum. Mas o botão é encaixado na arruela por pressão, em vez de rosqueado.
É feito de aço inox estampado. Tem bom acabamento e tem a vantagem de não ser tão fácil de retirar como o rosca interna. Isso é ótimo para evitar que a tampa caia durante a limpeza ou se perca.
A segurança é o maior problema desse tipo de instalação. O espelho fica sem apoio no centro. Pode se quebrar com facilidade se for pressionado ou sofrer algum impacto.
Para aumentar a segurança, pode-se colar o espelho em uma placa de madeira ou MDF de pequena espessura, de 6 ou 10mm. A resistência aumenta e, em caso de quebra, os cacos ficam presos na placa.
Outra forma de melhorar a segurança é utilizar uma película colada atrás do espelho. Mas é necessário ter certeza de que o adesivo não vai prejudicar a espelhação. Um exemplo é a linha SH (Safety High) da 3M.
Furar o espelho tem um custo. Além disso, a furação é sempre um ponto de fragilidade. Por isso, há formas de colocar espelhos na parede ou na madeira sem furá-los.
Esse é um dos botões mais antigos para instalação de espelhos. Assim como os botões rosca interna, sempre foram usinados em latão mas, de alguns anos pra cá, são injetados em zamac e plástico.
O botão francês é composto de duas peças. Uma tem a rosca externa e é presa à parede. A outra é o botão de acabamento, com furo rosqueado para fixar à outra parte, dando acabamento. A rosca externa tem um corte plano para acomodar a borda do espelho, evitando a necessidade de furos.
O uso de botão francês limita a espessura do vidro em 6 mm, que é a largura do corte na rosca.
O botão francês de metal pode provocar trincas em espelhos pesados. Especialmente se tiverem acabamento bisotê, que reduz a espessura da borda. Há duas alternativas, nesse caso. Uma é colocar uma proteção entre o botão e a borda do espelho. Outra é utilizar o botão de plástico. Sua aparência e resistência são muito próximas ao de metal e a chance de uma trinca é muito reduzida.
Muito utilizada para fixar espelhos em portas de armários, normalmente com 3 mm de espessura. É uma chapinha de aço estampado com um perfil em S e um furo.
A Garra S é fixada à porta pelo furo, de forma que parte da chapa fique elevada para acomodação do espelho.
Muito simples e barata, é utilizada em aplicações que não exijam um acabamento sofisticado.
Esses suportes para colocação de espelhos substituem a garra S, mas têm a vantagem de ter um acabamento melhor. Há suportes para a lateral do espelho e para os cantos. Também são feitos para fixação de espelhos de 3 mm por dentro de portas de móveis.
Por décadas, usou-se adesivo de contato para marcenaria, chamado “cola de sapateiro”. Entre o espelho e a parede, era utilizada uma manta de espuma de polietileno, ou mesmo papel jornal.
Esse processo, apesar de muito comum, tinha desvantagens importantes:
Mas foram lançados novos adesivos mais adequados para esse trabalho. Os fabricantes de espelhos passaram a não dar garantia a espelhos fixados com cola de contato. E esse tipo de montagem foi sendo abandonado.
Colar espelho com polímeros tem sido cada vez mais comum. Silicones, adesivos de poliuretano (PU) ou polímeros híbridos são os mais utilizados.
Os polímeros cobrem folgas. Permitem a instalação de espelhos em paredes com alguma irregularidade. Essa é uma vantagem dos polímeros sobre outras formas de colagem, como a fita dupla face, por exemplo.
Outra vantagem é que é possível ajustar a posição do espelho após a instalação. Isso é muito importante para evitar colagens equivocadas e difíceis de corrigir.
Uma desvantagem, entretanto, é que a adesão não é imediata. O espelho colado em uma superfície vertical precisa ser apoiado por algum tempo. Cada polímero necessita de um tempo para que o espelho não escorregue.
Mas é muito importante que se use silicone de cura neutra para essa aplicação. O silicone acético, mais comum, corrói a tinta protetora atrás do espelho e produz manchas.
A grande vantagem do silicone é a resistência à umidade, a raios UV e variações de temperatura.
A desvantagem do silicone neutro é sua aderência em alguns materiais. O PU e o MS aderem melhor em madeira e concreto. Seu tempo de cura também é maior. O ideal é manter o espelho apoiado por, no mínimo, 48 a 72 horas, o que pode ser bastante inconveniente.
Os uso dos fixa-espelhos é o método mais comum para colocar espelho atualmente.
Mas é importante dizer que esses produtos podem ter formulações completamente diferentes. Mesmo com nomes semelhantes:
Os fixa-espelhos são produtos que já eram utilizados para adesão e vedação em geral. Como não agridem o espelho, foram renomeados como fixa-espelhos. Assim passaram a chegar a um novo mercado com uma boa demanda.
De algum tempo pra cá, muitos adesivos de PU, como PU30 e PU40, na verdade, são Polímeros MS. Ou seja, têm o mesmo tipo de composição que os melhores fixa-espelhos. Para ter certeza, basta observar a composicão do produto. Polímero Hibrido, Silano Modificado, Poliéter Siloxano, entre outras denominações, indicam que o conteúdo é um Polimero MS e vai funcionar bem para colar espelho na parede.
A colocação de espelhos na parede com fita dupla-face já é feita há alguns anos. O adesivo acrílico das fitas dupla-face não agride do espelho e pode ser utilizado sem problemas.
Há dois tipos de fita dupla-face que são utilizadas para colar espelho: as com substrato de espuma e as de massa acrílica. Ambas têm um bom desempenho.
O que muda entre elas é a espessura, a largura e capacidade da fita de preencher espaços.
As fitas de espuma preenchem melhor os espaços e funcionam melhor quando a parede tem algum tipo de textura ou rugosidade.
A fitas de menor espessura resistem mais à tendência de o espelho escorregar. Mas as de maior espessura absorvem melhor as imperfeições da parede. Na prática, essas fitas costumam ter entre 1 e 3 milímetros de espessura.
A capacidade de colagem dessas fitas depende da área. Fitas com maior largura precisam de um menor comprimento para sustentar o mesmo peso.
A principal característica da colagem com fita dupla-face é a aderência imediata. Isso é bom porque não é necessário aguardar a cura do adesivo. A cura total do adesivo levar cerca de 3 dias. Mas a adesão inicial é tão alta que não é necessário um suporte para manter a peça no lugar.
Por outro lado, a fita dupla-face não permite erros. O espelho precisa ser colocado na posição correta de primeira. Corrigir erros é difícil e a adesão será prejudicada, se não for aplicada uma nova fita.
Outra desvantagem é que a fita dupla-face não é indicada para colagem de espelhos em azulejos. Principalmente em locais úmidos. Ela absorve umidade e pode ocorrer descolamento com o tempo.
A fita dupla-face pode se usada em conjunto com fixa-espelhos para colocar espelho.
Há dois motivos para isso:
Vários profissionais optam por colocar espelho sempre com fita dupla face e fixa espelho. Apesar do custo mais alto, a instalação ganha em produtividade e segurança.
Os fixa-espelhos permitiram a criação de novos suportes. Eles são feitos para colar no costado do espelhos e pendurar em um parafuso.
Algumas características devem ser levadas em conta antes da decisão de utilizá-los:
Colar espelhos em perfis de alumínio ou de madeira e usá-los para pendurar o espelho na parede não é algo novo.
A vantagem é que é possível utilizar mais perfil para espelhos maiores. Além disso, pode-se confeccionar um quadro com o perfil. O espelho ficará firme e bem ancorado. Em caso de quebra, várias partes do espelho permanecem colados à estrutura. O risco de ferimentos é reduzido.
É comum usar painéis inteiros de MDF colados no costado do espelho. Depois, o painel é fixado à parede. Esse tipo de instalação permite, inclusive, a fixação em diferentes ângulos com relação à parede. Isso facilita o uso do espelho por crianças e cadeirantes.
São uma das formas mais antigas para colocar espelhos. As molduras de madeira são utilizadas há séculos e fazem parte da própria história do espelho. Verdadeiras obras de arte, eram entalhadas em diversos formatos. As pinturas e acabamentos eram diversos, como aplicação de finíssimas folhas de ouro, por exemplo. Esse trabalho artesanal persiste até hoje, mas é cada vez mais difícil de encontrar.
Hoje em dia, grandes indústrias produzem as molduras de madeira em barras. Os moldureiros cortam essas barras, fazem as junções e fixam os espelhos. Muitas vezes, ainda é necessário dar o acabamento nas junções para que o trabalho fique perfeito.
Esse é um trabalho para profissionais.
Em busca de facilitar o trabalho de emoldurar quadros e espelhos, foi criada a moldura de alumínio. São perfis prontos, que podem ser cortados a 45 graus e montados com acessórios encaixados e aparafusados.
Os perfis de alumínio são muito menos elaborados que os de madeira, mas tornaram o trabalho muito prático. Isso permitiu que muitos vidraceiros passassem a montar quadros simples para seus clientes. Ela exige menos equipamentos, quase nenhum treinamento e bem menos tempo para montar uma peça.
Quando você cola um espelho na parede, a primeira pergunta que vem à cabeça é: e se eu precisar descolar um dia? Como decolar o espelho da parede sem quebrar? O que vai acontecer com o revestimento da parede quando eu descolar o espelho?
Há, pelo menos, três formas para descolar um espelho colado na parede.
Uma alternativa é descolar o espelho cortando o adesivo ou fita dupla face com um fio.
O fio precisa ser fino e resistente. Então, o que funcionou melhor em nossos testes foi uma linha de aço para pesca. É fina, resistente e barata.
O cuidado prinipal deve ser para não danificar o costado do espelho.
O ideal é contar co a ajuda de outras pessoas. Uma para ajudar a deslizar o fio por trás do espelho e outra para segurar o espelho quando ele estiver se soltando.
Para segurar o espelho, o uso de uma ventosa para vidro e luvas de proteção vai ajudar a ter mais segurança e evitar acidentes e ferimentos.
Para isso, é importante que o espelho tenha sido colado apenas na borda.
Ou seja, é preciso pensar nisso no momento da instalação do espelho
Uma vez que todo o adesivo esteja próximo à borda do espelho, basta usar um bom estilete para cortar o adesivo. Lembrando que a ajura de uma pessoa para segurar o espelho é fundamental e que o uso de ventosas é importante para evitar acidentes.
Esse método nós aqui da Aledrine testamos com bastante sucesso.
Você vai precisar de ventosas para vidro para retirar o espelho. Podem ser ventosas mas sofisticadas ou mais simples, caso não disponha de nenhuma e precise adquirir apenas para esse trabalho.
Use as ventosas para puxar o espelho da parede. É preciso cuidado. Pois força e precisão são necessários.
Vá puxando o espelho a partir das bordas. Descolando aos poucos. De fora para dentro, se aproximando o centro do espelho.
É preciso paciência para não exagerar e acabar quebrando o espelho, que vai de curvar um pouco no momento dos puxões. Lembrando que os espelhos mais finos são bem mais delicados.
Conte com a ajuda de uma segunda pessoa para, com outras ventosas, segurar o espelho caso ele se solte.
Infelizmente, o acabamento da parede será prejudicado. Isso é praticamente inevitável.
Mas, ao menos, terá seu espelho inteiro para instalar em outro local.
Os espelhos são objetos de desejo há milênios. E, por muito tempo, foram exclusividade de reis e rainhas.
Hoje, são alguns dos objetos de decoração mais importantes. E a forma como eles são colocados interfere diretamente na sua aparência, na segurança e na forma de uso.
Espelhos furados e sem furos, colados ou presos com botões, com ou sem molduras. As opções são muitas. Muitos são os fatores a levar em conta na hora de escolher a forma de colocar espelho na parede.
Esperamos que esse post tenha ajudado a decidir como seu próximo espelho será instalado.