fbpx

10 dicas para colocar espelho na parede com fita dupla face

12 formas de instalar espelhos
12 Formas de Colocar Espelho na Parede
setembro 10, 2019
espelho oval em moldura de madeira entalhada a mão
Espelho, a história milenar que você não sabia
setembro 15, 2019
colocar espelhos com fita dupla face na parede

banheiro com espelhos colados com fita dupla face

Colocar espelho na parede é algo que qualquer pessoa pode fazer na maioria dos casos. Neste post do nosso blog você vai aprender tudo que é necessário para colocar espelho na parede com fita dupla face.

Há várias formas de colocar espelho na parede, e a fita dupla face é um dos métodos mais utilizados. É uma forma limpa e rápida de fixar espelho na parede da sala ou do quarto sem precisar furar paredes e em poucos minutos.

Esse tipo de fixação também dispensa o uso de furadeiras. E também não é necessário pedir o espelho furado, o que sempre aumenta seu custo. 

Mas é importante seguir as nossas dicas para não ter problemas nem ao instalar, nem no futuro. O mais importante é fazer uma instalação segura. Evitar riscos de quebrar a peça ou de sofrer algum tipo de ferimento.

Quando é importante contratar um profissional para colocar espelho na parede?

Há alguns casos em que o ideal é contratar um profissional para fixar seus espelhos, ainda que você seja daquelas pessoas que têm habilidade e disposição para fazê-lo.

O espelho é muito grande.

Espelhos grandes exigem experiência e equipamentos especiais. Muitas vezes, são difíceis de transportar, sendo necessário dispor de uma caminhonete equipada com cavalete. A amarração do espelho no cavalete também exige certa experiência, para que não haja risco do espelho se soltar e provocar um sério acidente de trânsito.

Para manusear grandes espelhos, é preciso ter luvas especiais e ventosas, que funcionam como alças. Também é importante ter vestimentas protetoras, que reduzem ferimentos em caso de quebra do espelho durante o transporte. 

Sem a devida experiência e equipamentos de segurança, pode ser perigoso carregar o espelho por elevadores e escadas. Como os espelhos mais grossos têm 6mm de espessura, grandes espelhos se curvam e ondulam quando são carregados e toda atenção é necessária para evitar acidentes. Alguns espelhos precisam até ser içados por fora de casas e prédios. Um serviço muito especializado.

O espaço para a colocação do espelho é muito justo

É comum que se queira que um espelho ocupe inteiramente um espaço, se ajustando perfeitamente a um vão. Essas instalações também exigem experiência. Tanto na colocação como na medição. 

Isso porque, em alguns casos, é preciso verificar se o espelho vai caber no local e ter certeza de que o espelho vai chegar ao local da fixação. É frequente que uma inclinação em uma parede ou um frontão de uma pia ou armário impeça o espelho de ser colocado mesmo que ele caiba no espaço que deveria ocupar.

10 dicas para colocar espelho na parede com fita dupla face.

Dito isso, vamos às 10 dicas definitivas para você nunca ter problemas ao colocar espelho na parece com fita dupla face.

DICA 1: Meça com precisão

A SOLA, Áustria, fabrica os melhores níveis de bolha e trenas do mundo

trena inglesa Big T classe 1 SOLA e nível austríaco de bolha de alta precisão SOLA

O ato de colocar um espelho na parede começa muito antes da colocação em si. Começa no planejamento.

E uma parte importante desse planejamento é a medição do local que receberá o espelho. Há duas coisas importantes na medição: a precisão e o cálculo de folgas.

Precisão

A precisão está associada ao bom uso de uma boa ferramenta de medição. Você não precisa de uma trena SOLA Big T Classe I para isso, mas também não precisa comprar a trena mais barata da loja de 1 real.

O bom instrumento de medida não é apenas mais preciso, também é mais fácil de ler e mais fácil de usar. Isso diminui a chance de cometer erros de leitura que, no final, podem sair bem mais caro que uma trena. Afinal, se um espelho for cortado na medida errada, terá que ser refeito do zero. Uma boa trena de fita ou metro articulado darão conta do recado.

Outra coisa importante é não tirar apenas uma medida do vão. É muito comum que paredes e móveis não sejam alinhados. É preciso verificar desalinhamentos e até curvaturas, para não ter uma surpresa ruim no momento de instalar o espelho.

É importante lembrar ainda que a fábrica que fará seu espelho utiliza um bom instrumento de medição. E você não quer que suas medidas sejam diferentes das deles.

Folgas

É importante deixar as folgas necessárias no entorno do espelho.

Um dos motivos para isso é que você precisa de margem de manobra durante a instalação. Ninguém quer ficar com um espelho entalado dentro de um móvel, com um enorme risco de quebrar ou trincar.

Além disso, a própria produção do espelho não é 100% precisa. O espelho pode vir ligeiramente maior ou menor. E as folgas podem ser importantes.

Uma atitude aconselhável é levar o mesmo instrumento que foi utilizado na medição do local de instalação para conferir as medidas no momento da retirada na fábrica.

É comum utilizar folgas de 2 a 3mm de cada lado nas medidas.

DICA 2: Teste o local da colagem

Antes de colocar um espelho na parede, é importante verificar como essa parede está.

Há dois problemas principais que podem prejudicar a colagem do seu espelho. A falta de planicidade e a falta de ancoragem da tinta ou reboco.

Falta de Planicidade

Desde a criação do sistema float, pela Pilkington, na metade do século vinte, os espelhos são muito planos. Por isso, eles não distorcem as imagens refletidas.

Se a sua parede não for plana, a colagem só vai funcionar se a fita dupla face absorver essas variações.

Para descobrir isso, utilize uma régua grande, que pode até ser uma “régua de pedreiro”, de preferência do tamanho do espelho. encoste na parede na horizontal, na vertical, na diagonal. Se surgirem folgas maiores que 1 ou 2mm, você pode ter problemas para colar com fita dupla face. 

Ao colar seu espelho nessa parede, talvez ele fique com uma curvatura, que vai distorcer a imagem refletida. E ainda haverá uma tensão permanente de descolamento, que pode fazer com que o espelho se solte com o tempo.

Nesse caso, se não for possível ou viável corrigir a parede, é importante conhecer outras formas de colocar espelhos na parede.

Falta de Ancoragem do Substrato

Outro problema comum que pode inviabilizar a colocação de espelho na parede com fita dupla face é a falta de ancoragem da tinta ou reboco à parede.

De nada vai adiantar ter um adesivo poderoso unindo seu espelho à parede se a tinta estiver solta dela. Ou se o reboco ou azulejo estiver solto.

Para verificar reboco e azulejos soltos, basta bater na parede e sentir se a batida produz um som oco e a parede vibra a cada batida.

Para verificar se a tinta está firme, faça um teste com uma fita adesiva. Essa fita pode até ser a fita que você vai usar para cola o espelho. Cole a fita na parede, pressione, aguarde alguns minutos e puxe. Se a tinta sair, será necessário refazê-la antes de pensar em fazer a colagem.

DICA 3: Manuseie o espelho com cuidado

Parece óbvio dizer isso, mas é necessário cuidado ao manusear o espelho.

Em home centers e casas de material de construção, é fácil encontrar luvas que aderem bem ao vidro, evitando que ele escorregue. Isso pode evitar acidentes. Roupas longas também dão alguma proteção em caso de acidente.

Quando for colocar o vidro encostado em uma parede ou outro apoio, use revistas, jornais ou panos para proteger a borda do espelho do contato direto com o piso. As bordas dos espelhos são frágeis, especialmente se ele for bisotado (com lapidação chanfrada).

Limpe o ambiente, afastando móveis ou objetos que possam interferir na movimentação da peça. E, ao movimentar o espelho, observe ele todo, prevendo um possível choque e evitando-o.

Mais uma vez, se o espelho for grande a ponto de ser muito pesado ou de dificultar muito o manuseio, pode ser melhor optar pela contratação de um profissional.

DICA 4: Escolha a fita

Fitas dupla face de massa acrílica e espuma

Diversos tipos de fita dupla face

A maioria das fitas dupla face têm adesão bastante parecida. Existem, basicamente, dois tipos: as de espuma com adesivo acrílico e as de massa acrílica.

Tipos.

As fitas dupla face de espuma são feitas com uma espuma de célula fechada, mais resistente à umidade, recoberta com adesivo acrílico. Para que a fita não cole nela mesma ao enrolar ou cole em tudo à sua volta, é utilizada uma fita plástica, chamada liner. Os fabricantes utilizam diferentes cores de liner, mas a espuma, em geral, fica entre o branco e o amarelo claro. Há fitas acinzentadas, que são utilizadas para colocar Pele de Vidro. Têm excelente adesão, mas não é necessário usar uma fita dessas para colar espelho.

As fitas dupla face de massa acrílica são transparentes, o que pode ser interessante em outras aplicações. A adesão não é muito diferente da fita de espuma, mas ela absorve bem menos a falta de planicidade da parede. Evite utilizá-la se a parede apresentar esse tipo de problema.

Espessura.

A fita dupla face para colocação de espelho na parede não pode ser muito grossa nem muito fina.

Fitas com menos de 1mm de espessura exigem paredes muito planas, por não absorverem pequenas diferenças de distância entre o espelho e a parede. Ou seja, pequenas curvaturas da parede criarão tensões constantes que podem levar ao descolamento depois de algum tempo de instalação. 

Fitas com mais de 3mm de espessura têm a tendência de enrolar sobre si mesmas. As tensões de cisalhamento (escorregamento) acabam se transformando em peeling, uma tensão de arrancamento da fita.

O ideal, portanto, é utilizar fitas com espessura entre 1 e 3mm.

Largura.

Há fitas dupla face com diversas larguras no mercado. Desde 5mm a 19mm ou mais.

O peso suportado pela colagem tem relação direta com a área de fita utilizada. Isso quer dizer que, quanto mais larga a fita, menor o comprimento necessário para colocar o mesmo espelho na parede.

A larguras mais comuns são de 12mm e 19mm.

DICA 5: Utilize a quantidade correta de fita.

É necessário cerca de 6300mm² de fita para sustentar 1kg de espelho em uma parede vertical.

Abaixo, segue a tabela 1 para determinar o comprimento (em metros) de fita de 19mm de largura necessário para colar um espelho de determinada espessura (em milímetros) e determinada área (em metros quadrados).

 

tabela 1:

comprimento da fita 19mm (m) espessura do espelho
área (m²) 4mm 5mm 6mm
0,35 1,16 1,44 1,73
0,50 1,65 2,06 2,48
0,75 2,48 3,09 3,71
1,00 3,30 4,13 4,95
1,25 4,13 5,16 6,19
1,50 4,95 6,19 7,43
1,75 5,78 7,22 8,66
2,00 6,60 8,25 9,90
2,50 8,25 10,31 12,38
3,00 9,90 12,38 14,85

 

Supondo que o espelho seja quadrado ou retangular, para calcular a área em metros quadrados, multiplique o tamanho de um lado pelo tamanho do outro, mas as duas medidas precisam estar em metros.

Se a medida estiver em centímetros, divida o valor por 100 para obter o valor em metros.

Ao colocar o valor na tabela, sempre arredonde para cima.

Por exemplo, se seu espelho é de 5mm de espessura e tem 70cm de altura por 60cm de largura, teremos o seguinte: 

 

 

Na tabela 1, esse valor está entre 0,35m² e 0,50m². Arredonde para cima, utilizando a linha de 0,50m². No cruzamento dessa linha com a coluna de 5mm, que é a espessura do espelho, você encontra o valor de 2,06m.

Novamente, arredondando para cima, utilize 2,10 metros (ou 210 centímetros) de fita de 19mm para colocar esse espelho na parede.

Se o espelho for circular, vamos utilizar a relação:

 

 

Considerando o pi () como 3,14:

 

 

Calculada a área, basta utilizar a tabela para descobrir a quantidade de fita necessária.

Se a fita for de 12mm de largura, utilize a tabela 2, abaixo, exatamente da mesma forma.

 

tabela 2:

comprimento da fita 12mm (m) espessura do espelho
área (m²) 4mm 5mm 6mm
0,35 1,86 2,32 2,78
0,50 2,65 3,31 3,98
0,75 3,98 4,97 5,96
1,00 5,30 6,63 7,95
1,25 6,63 8,28 9,94
1,50 7,95 9,94 11,93
1,75 9,28 11,59 13,91
2,00 10,60 13,25 15,90
2,50 13,25 16,56 19,88
3,00 15,90 19,88 23,85

DICA 6: Limpe os substratos

Técnica para limpar o costado do espelho

A limpeza do costado do espelho deve ser feita com as duas mãos. Enquanto uma aplica o álcool isopropílico, a outra seca em seguida.

A limpeza é um fator importantíssimo em qualquer tipo de colagem. E isso inclui a colagem de um espelho na parede.

Tanto a parede quanto o costado do espelho precisam estar livres de gordura ou poeira. Para realizar a limpeza, o mais indicado é utilizar álcool isopropílico, que deixa menos resíduos. 

Na falta de álcool isopropílico, utilize álcool 99%, que pode ser encontrado em casas de material de construção.

O segredo para uma boa limpeza é utilizar um pano limpo umedecido em álcool em uma das mãos e um outro pano limpo e seco na outra mão. Enquanto uma mão esfrega o álcool, a outra seca e absorve a sujeira.

Se você passar o álcool e deixá-lo secar, simplesmente, parte da sujeira voltará a aderir ao substrato, contaminando a colagem.

DICA 7: Aplique a fita no costado do espelho

Uma vez que você já tem a quantidade correta de fita e tanto a parede quanto o espelho estão limpos, é hora de aplicar a fita no costado do espelho.

Distribuindo a fita:

A maneira correta de fazer a aplicação é verticalmente, para que não haja retenção de umidade. Por exemplo,  considerando um espelho de 5mm de 95 centímetros de altura por 1,4 metro de largura. Teremos o seguinte:

 

 

Pela tabela 1, seriam necessários 6,19 metros de fita. Dividimos esse comprimento pela altura do espelho:

 

 

Arredondando para cima, usaremos 7 pedaços de fita.

 

 

Arredondando novamente para cima, utilizaremos 7 pedaços de fita com 90cm cada.

A fita será aplicada, então, conforme a figura 1.

 

figura 1:

como utilizar fita dupla face para colar espelho na parede

Distribuição da fita no costado do espelho

Aplicando a fita:

Uma vez que a fita está cortada em pedaços, ela é colante de um lado e ainda tem o liner do outro.

  • Aplique o lado colante da fita no costado do espelho conforme a figura 1 evitando esticá-la e procurando formar linhas retas. Procure manter os pedaços de fita regularmente espaçados um do outro.
     A fita dupla face deve ser aplicada verticalmente

    Aplicando a fita dupla face no costado do espelho

  • Passe uma espátula ou mesmo o lado sem fio de uma faca sobre o liner da fita aplicada, pressionando contra o espelho.
    Para pressionar a fita dupla face contra o espelho, pode-se utilizar uma espátula, uma faca ou uma tesoura

    Pressionando a fita dupla face contra o costado do espelho

  • Repita o procedimento para todos os pedaços de fita.

DICA 8: Cole o espelho no local correto na primeira vez

O adesivo da fita dupla face não é de cura imediata. Ele leva cerca de 3 dias para atingir sua maior aderência. Mas ele tem uma adesão inicial tão elevada que é capaz de segurar o espelho colado na parede instantaneamente.

Isso é ótimo par a produtividade do instalador, uma vez que não é necessário utilizar calços, que precisariam ser retirados depois de algumas horas.

O problema é que é necessário acertar o local da colagem de primeira. Se o espelho for colado no local errado, retirá-lo e colá-lo no local certo vai comprometer a adesão para sempre.

Como diz o ditado do marceneiro: meça duas vezes, corte uma. Utilize um bom nível, marque o local e conte com a ajuda de outra pessoa para que a colagem seja precisa e feita uma única vez.

DICA 9: Aplicando o espelho sobre a parede

Após medir e marcar o local da instalação do espelho, coma parede limpa e seca, retire cuidadosamente os liners das fitas no espelho.

é preciso cuidado para retirar o liner da fita dupla face sem riscar o costado do espelho

retirando o liner da fita dupla face

Essa tarefa pode não ser das mais simples, porque os liners não saem com facilidade. Mas é preciso ter paciência para não danificar a pintura do espelho. Se isso ocorrer, a prata ficará exposta e, em breve, um processo corrosivo se iniciará nesse ponto, produzindo manchas irreversíveis.

Retirados os liners, é preciso posicionar o espelho no local correto. Como já foi dito, tenha cuidado nesse momento, pois um erro pode colocar tudo a perder.

Ao encostar o espelho, pressione para que haja a adesão inicial. Com um pano seco e limpo, pressione o espelho contra a parece sobre as fitas, de baixo para cima, até cobrir toda a área.

Pronto! Seu espelho está instalado. 

DICA 10: Não utilize fita dupla face para colar espelho sobre azulejo

As fitas dupla face não funcionam tão bem em azulejo.

O fato é que são comuns os casos de descolamento de espelhos colados apenas com fita dupla face em azulejos de banheiros. Para contornar esse problema, tem-se utilizado a fita dupla face em conjunto com os fixa espelhos. 

Quando utilizados em conjunto, a fita dupla face sustenta o espelho até que o fixa espelho cure. Após isso, tem-se uma colagem poderosa, que funciona em praticamente qualquer tipo de substrato.

Para colocar espelho em parede com fixa espelho e fita dupla face, utilize a mesma quantidade de fita que já calculamos anteriormente e, entre um pedaço e outro de fita, aplique filetes também verticais de fixa espelho. Os filetes não devem ter mais que 1cm de largura nem podem ficar a menos de 1 cm das fitas. Ao pressionarmos o espelho contra a parede, é necessário que haja espaço entre os pedaços de fita e os filetes de fixa espelho, mesmo após eles se espalharem.

Conclusão:

As fitas dupla face são uma ótima forma de colocar espelho na parede de salas e quartos. Permitem uma instalação rápida, limpa e um belo visual, sem ferragens e molduras aparentes. 

Mas é necessário ter alguns cuidados com as medidas, a qualidade da parede e de sua pintura para evitar problemas no futuro. Além disso, a limpeza é fundamental.

É importante calcular a quantidade correta de fita para cada espelho. Ao mesmo tempo que evita que o espelho descole, isso também evita o desperdício de colocar fita demais.

No caso de paredes azulejadas, o ideal é utilizar um fixa espelho em conjunto com a fita, formando um par quase infalível na colocação de espelhos em qualquer tipo de substrato.

 

× 1138193817